Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

prof. Pardal educa para o Trânsito através dos seus cordéis

O FOLHETO DE CORDEL É UM EXCELENTE RECURSO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO. é UM GÊNERO LITERÁRIO MUITO ÚTIL PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZ AGEM. A MÉTRICA, A MUSICALIDADE, A CADÊNCIA DO VERSO TORNAM AGRADÁVEL AO OUVIDO E COLABORA MUITO NO PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO DA MENSAGEM.

PORTANTO, MEU CARO INTERNAUTA, ESTOU COLOCANDO NESTE BLOG, OS MEUS CORDÉIS QUE USO NAS SALAS DE AULA PARA ENSINAR A CRIANÇADA AS REGRAS DO TRÂNSITO, COMO SE COMPORTAR NESTE MOVIMENTO QUE, INFELIZMENTE, A CADA DIA SE TORNA UM CAOS E FAZ MAIS VÍTIMAS. SÓ ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO É QUE PODEMOS REVERTER ESTE QUADRO TRISTE DE MORTES, FERIDOS E MUTILADOS NO TRÂNSITO

====================================================
VEJA NO FINAL O PROGRAMA QUE VIVENCIAMOS NA ESCOLA
====================================================

SÃO DEZ FOLHETOS ABORDANDO DIVERSOS ASSUNTOS DO TEMA.
QUERENDO ADQUIRIR, ESCREVA PARA  
pardalcordel@yahoo.com.br
temos folhetos para Escolas, bibliotecas ou qualquer ambiente educativo
temos PREÇOS PROMOCIONAIS PARA ESCOLAS E ESTUDANTES

DÊ UMA LIDA EM NOSSA AMOSTRA:



 
NO TRÂNSITO SOMOS TODOS PEDESTRES
             
Autor: Gerardo Carvalho Frota  (PARDAL)



Tivemos mais u’a Campanha
De trânsito para educar
Desta vez todo pedestre
Que pelas ruas andar.
E também os condutores
Pra aprenderem a respeitar.


Pois todo mundo é pedestre
Seja o da moto ou ciclista
Por isso no dia-a-dia
Não deve perder de vista
Que quando pedestre for
Não ande no meio da pista.

Vou contar uma história
Que se deu em minha cidade
Ela aconteceu no trânsito
Veja que barbaridade
Pois já morreu tanta gente
Que é quase calamidade.

Até março deste ano
Ocorreu tanto acidente
Passou até de 3 mil
E acontece diariamente
54 batidas
Que coisa mais deprimente...

Lendo isso num jornal
Eu não quis acreditar
À AMC e ao Detran
Eu fui então procurar
E a turma da estatística
Que passou a me contar.

Disseram que esta cidade
É a 3ª do Nordeste
Em acidente de trânsito
Que já tá virando peste
É como se nas estradas
Se vivesse a lei do agreste.

Me mostraram cada número
Que fiquei estarrecido
Mais de 4 mil acidentes
No Ceará tem ocorrido
Até março deste ano
Quanta gente tem morrido!!
                            ( ... )



Pois sem respeitar as leis
E sem  fiscalização
O Brasil sempre será
Um eterno campeão
Em acidentes de trânsito
Como já é há um tempão.

Mais de 350
Mil pessoas ficam feridas
E são mais de 30 mil
Que por ano perdem as vidas
10 bilhões governo gasta
com estas vidas sofridas.

Voltando para cidade
Onde se passa esta história
Vamos nos conscientizar
Que só teremos vitória
Quando em todas as cabeças
A lei for obrigatória.

Afinal qual é a cidade
Onde passa esta tristeza
E as estatísticas mostradas
Vão tirando sua beleza
Esta cidade se chama
Nossa amada Fortaleza
                   Fim – out./2005


================================================


NO TRÂNSITO DO DIA A DIA
SEJA UM VEÍCULO DA PAZ


         Autor: Gerardo Carvalho (PARDAL)

Estamos vivenciando
A cada dia que passa
U´a onda de violência
Que invade lares e praça
Precisamos dar um basta
Só assim é que se afasta
Qualquer tipo de ameaça.

Ameaça que se expressa
Em atitude violenta
Por u’a besteira qualquer
A cabeça logo esquenta
Quando o melhor é pensar
Dentro de si  cultivar
Uma energia que acalenta.

Uma energia que afugenta
Toda e qualquer violência
Que sobretudo no trânsito
É o que se vê com freqüência
Que nada de bom isso traz
O jeito é buscar a PAZ
Pra melhorar a convivência!


Convivência que implica
Num bom relacionamento
Já que a natureza humana
Exige a todo momento
Como animal social
Viver em paz é o ideal
Pro seu próprio crescimento!

Crescimento como gente
Que é capaz de abdicar
Um pouco dos seus direitos
Pra poder proporcionar
O bem do seu semelhante
E assim a cada instante
A PAZ poder se afirmar.

Se afirmar como u’a saída
Razoável e inteligente
Já que em nossa convivência
Cada um é diferente
E estamos na obrigação
De aceitar o nosso irmão
Na forma que se apresente.

O condutor de veículos
Todo pedestre e ciclista
No trânsito do dia a dia
Não devem perder de vista
Que a regra do bem viver
É nunca procurar ser
Uma pessoa egoísta.
                      (...)

Com muito mais alegria
Porque existe respeito
Cada elemento do trânsito
Sabendo que o seu direito
Não pode ir mais adiante
Do que o do seu semelhante
Pra evitar qualquer despeito.

Pra evitar qualquer despeito
A calma sempre é preciso
A humildade é uma virtude
Que nunca traz prejuízo
Quem usa agressividade
Em vez da cordialidade
Na certa não tem juízo.

Que se cresça a consciência
De que cada um é capaz
De combater a violência
Que às vezes é tão voraz
No trânsito do dia a dia
Convivendo com harmonia
Seja um veículo de paz.

          Fim  (1a edição - 2000)

ano internacional por uma
cultura de paz  - UNESCO       
            Fortaleza, capital da paz 23-28/10/2000.

                                                                                            


MOTORISTA SEGURO
TEM DIREÇÃO DEFENSIVA

Autor: Gerardo  Carvalho (PARDAL)


Desta vez é com você
Que é motorista da ativa
Que estou querendo falar
Nesta lida educativa
Vou dizer nesta escritura
Como adotar u’a postura
De DIREÇÃO DEFENSIVA.

Mais  de noventa por cento
De acidentes ocorridos
São causados pelos homens
Que andam desprevenidos
Que por causa da imprudência
Imperícia e negligência
Fazem mortos e feridos.

Em caso de ultrapassagem
Veja se tem boa visão
Porque é sempre u’a manobra
Que requer muita atenção.
Nunca apele para a sorte
Que poderá mesmo a morte
Lhe tirar da direção.

Logo após ultrapassar
Um carro que vai na frente
E ao voltar para a direita
Veja bem seja prudente.
Se do seu retrovisor
Interno já o avistou
Pode entrar seguramente.

Na estrada ou avenida
Que tem apenas u’a mão
Você vai pela direita
Bem atrás de um caminhão
Como vai ultrapassar
Se pela esquerda é que está
Grande a movimentação?

Aquele que dirigir
Sem está habilitado
Comete também um crime
E será bem apenado.
De seis meses a um ano
Pode mudar o seu plano
Na prisão será trancado.

Terá também o veículo
Logo logo apreendido
Mais quinhentos e quarenta
UFIR por ter dirigido
Sem ter Habilitação
E fazer da Direção
Um brinquedo preferido.

De seis meses a dois anos
É a pena de retenção
Pro filho de papaizinho
Que cometer a infração
De fazer “pegas” na rua
Eis a perna dura e crua
Pra quem quer ser gostosão.

Pra terminar meu cordel
Aqui deixo uma lição
Reexamine sua atitude
Diante da Direção
A fim de ser DEFENSIVO
Livrando-se da infração.
                 Fim/ 2ª ed./ nov/01
****************************************************************************

Diante de um transito de carros caótico, lento, congestionado, a motocicleta é um transporte ideal. Econômico, pequeno e rápido. Infelizmente perigoso. Não a moto,. mas os seus condutores juntamente com os condutores dos veículos. Urge uma maior formação educação para os motociclistas a fim de continuarem vivos no trânsito. A tendência é aumentar o número de motos.
"Haverá trens, ônibus rápidos, carros menos poluentes, mas também pedágios urbanos e muitas, muita motos", revista Época, 25/05/2009 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

VOCÊ E A MOTO: 
UMA UNIÃO FELIZ

Autor: Gerardo Carvalho Frota  (PARDAL)



Eu não sou um menestrel
Mas quero neste papel
Uma história aqui contar.
Deus do céu me dê então
Sabedoria e inspiração
Para uma lição deixar.

A história é um tanto triste
Porque ainda persiste
Discórdia e desunião
Entre muitos motoristas
Com tantos motociclistas
Por falta de educação.

Esta história então se passa
Numa cidade sem graça
Onde o trânsito é louco
Pois ali o motociclista
Não pode perder de vista
Que todo cuidado é pouco.
  

Já se tornou tão freqüente
Acontecer acidente
Que tem que haver uma medida.
Não dá mais pra gente ver
Algo tem que se fazer
Pra se poupar tanta vida.

Apareceu na cidade
Um jovem de pouca idade
Mas com pouse de doutor.
Tomou pé da situação
E propondo uma solução
Quis ser o mediador.
               
Procurou a população
Pra exigir uma posição
De algum órgão competente.
Pois não dá mais pra aceitar
A violência reinar
Assim com tanto acidente.

O doutor propôs então
Se fazer uma reunião
Com toda a comunidade.
E pra falar pra essa gente
É preciso está presente
No recinto u’a autoridade.                                      
                       (...)
Usam o carro como arma
Porque ninguém se desarma
Nas pistas da crueldade.
São leis desobedecidas
E punições merecidas
Que acabam na impunidade.

Brasileiro infelizmente
Para mudar sua mente
Só se for mesmo tirando
Do seu bolso algum tostão
E uma falsa educação
Pouco tempo vai ficando.

E bem na hora marcada
Foi dada por encerrada
Proveitosa reunião.
E numa lição insiste
A paz no trânsito existe
Quando existe educação.

Conclui o Coordenador
Como bom observador
Do trânsito neste país.
É na união e na prudência
Que se combate a violência
Pa chegar a um final feliz
                   Fim – out./2006

===============================================


COM CADEIRlNHA E CINTO DE SEGURANÇA
./
TRAFEGUE COM CONFIANÇA .
                                    AUTOR: Gerardo Carvalho Frota (PARDAL)

Mais um cordel sobre trânsito
O' Deus me inspire a escrever
Tivemos mais uma SEMANA
De TRANSITO pra debater
Mais um tema interessante
Que precisa a todo instante
A ele se recorrer.

O tema é a CADEIRINHA
E o CINTO DE SEGURANÇA
Pois são dois equipamentos,
Que nos trazem confiança.
Pro condutor e passageiro.
Traz conforto verdadeiro
A mais frágil que é a criança.

Vamos contar uma história
Depois desta introdução
Pra que o leitor possa ver
Como é importante a questão.
Tanto o cinto e a cadeirinha
Mantêm a pessoa inteirinha
Ficando longe do chão.

A história se passa entre
A capital Fortaleza
E o Delta do Parnaíba
A viagem é uma beleza!
Se tudo for nos conformes
Gozarão das mais enormes 
Belezas da natureza

       
*************************************************************************************

TRÂNSITO COM SEGURANÇA 
SE FAZ EDUCANDO.A CRIANÇA.

AUTOR: Gerardo Carvalho Frota (PARDAL)


Mais u'a Semana do Trânsito
No país já vem chegando
U' a história pra meninada
Eu aqui vou começando
E vou falar sobre o tema
Da Campanha e qual o esquema
Pro trânsito ir melhorando.

A história que vou contar
Se passa entre dois amigos
Dois amiguinhos da escola
Que passam por uns perigos
Neste trânsito tão louco
Que todo cuidado é pouco
Como em intriga de inimigos. 


Os dois amigos se chamam
Daniel e Sebastião
Todos os dias para a escola
Os dois juntos sempre vão.
Sebastião nunca esquece
As leis do trânsito obedece
Enquanto Daniel não.

 Certo dia um professor
Ficou então observando
Como era o comportamento
Dos que vinham ali chegándo.
Pais andando pela pista
Com o filho sem ter em vista
O risco que estão causando







QUER SABER COMO TERMINA A HISTÓRIA? ESCREVA PARA 
pardalcordel@yahoo.com.br
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


SEJA EDUCADO NO TRÂNSITO

               Autor:   Gerardo Carvalho (PARDAL)

Meus amigos motoristas
Pedestres ou passageiros
Escutem bem meu recado
Nestes versos verdadeiros
Pois neste trânsito louco
Todo o seu cuidado é pouco
Pra permanecerem inteiro.

Infelizmente se lêem
Nas páginas dos jornais
As mais horríveis manchetes
Sobre acidentes fatais
São mais de 40 mil
Por ano neste Brasil
De mortes que o trânsito faz.

Todo mundo tá sabendo
Que no trânsito a questão
Da violência é tamanha
Que exige uma solução
Para EDUCAR essa gente
Que não está consciente
Pra dirigir com atenção.

Motoristas brasileiros
Não são lá bem educados
Não têm respeito aos pedestres
Os sinais são avançados
Deste modo os acidentes
Cada vez mais são freqüentes
Que nos faz preocupados.
 


Mais cuidado com os pedestres
Que não são bem educados
Pois é muito grande o número
Dos que são atropelados.
Mesmo tendo a preferência
Aja com maior prudência
Dê passagem aos apressados.

Em caso de ultrapassagem
Veja se tem boa visão
Porque é sempre u’a manobra
Que requer muita atenção.
Nunca apele para a sorte
Que poderá mesmo a morte
Lhe tirar da direção.

Não há perigo maior
Do que sempre andar colado
Mantendo uma boa distância
Na certa será poupado
Se ao motorista da frente
Acontecer de repente
Um perigo inesperado.

Pra terminar meu recado
Aqui deixo uma lição:
Reexamine sua atitude
Diante da direção
A fim de que tenha êxito
Lutar pela EDUCAÇÃO.


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Certa noite da Semana Nacional de Trânsito (setembro/2007) ouvi no Jornalda Globo, a notícia: O Papa Bento XVI, diante do trânsito caótico e violento do Vaticando lança os 10 mandamentos do motorista cristão. Gravei em 12 linhas os mandamentos e escrevi em cordel.  Eis umas estrofes:


OS DEZ MANDAMENTOS
DO MOTORISTA CRISTÃO

         Autor: Gerardo Carvalho Frota (Pardal)

Transitar em nossas ruas
Não é brincadeira não
Por ano no mundo inteiro
Morrem pra mais de um milhão
Porque sobra negligência
Falta perícia e prudência
Sobretudo educação.

Tudo está tão perigoso
Que precisa de cuidado
Pois neste trânsito louco
Sem regra desenfreado
Tem que estar sempre na ativa
A Direção Defensiva
Pra não sair machucado.

Além do mais o que falta
São ações mais comedidas
O respeito a ajuda mútua
Pelas ruas e avenidas
No caso de algum atrito
Para evitar o conflito
E também preservar vidas.

(....)

Ao contrário do que ocorre
O carro não deve ser
Tão supervalorizado
Nem uma expressão de poder.
Mas sim deve ser um bem
Resistente que também
Tem que aos outros proteger.

Digo o QUINTO MANDAMENTO
Nestes versos de cordel
Que todo automóvel tem
Seu específico papel
Não é do agrado de Deus
Quando alguns dos filhos Seus
Lhe transforma num motel.

Diz o SEXTO MANDAMENTO
Àquele que é jovem ou não
Que ao se sentar ao volante
Tem que estar em condição
Pois se dirigir bebendo
Pega o carro e sai correndo
E arrisca a população.

O SÉTIMO MANDAMENTO
Já faz um apelo cristão
Para quem atropela ou mata
Ou causa alguma lesão
Às vítimas de acidente
Ajudar dali pra frente
Deus agradece esta ação.

Fim – outubro de 2007

*******************************************************************8++++


O TRÂNSITO É FEITO DE PESSOAS
VALORIZE A VIDA...

Autor: Gerardo  Carvalho Frota  (PARDAL)


Prezado leitor amigo
Veja bem preste atenção
A história que contarei
Nos trará grande lição.
Pois se trata de um Congresso
Sobre o trânsito e foi um sucesso
Com debate e discussão.

O título deste folheto
Neste ano foi o lema
Da tal Semana do Trânsito
Que faltou um forte esquema
De campanhas e de ações
Pra investir em prevenções
E amenizar o problema.

Um problema crucial
Que temos neste Brasil
Provocado pelo trânsito
Que termina sendo hostil
Mortes por ano em acidentes
São números tão deprimentes
Que chega a 50 mil.

                     (...)


Entre homens e mulheres
Setenta e nove por cento
De homens são que mais morrem
Neste trânsito violento
E por uso de bebida
Muitos deles perdem a vida
Piorando assim o tormento.


E quanto aos motociclistas
Os números estremeceram
De 40 mil desastres
24 mil morrerem
Por falta de educação
E de fiscalização
Vidas desapareceram


Assim o Técnico concluiu
Com esta triste realidade
Números estarrecedores
Que revelam crueldade.
E aos presentes fez um apelo
Que todos tenham mais zelo
Pela vida de verdade!
  Fim - outubro/2004

*********************************************************************



MOSTRE QUE TEM EDUCAÇÃO QUANDO PEGAR SEU TRANSPORTE

Autores:Gerardo Carvalho (PARDAL)  e J. Batista Vieira (JOTABÊ)

Vida  na cidade grande
Meu irmão não é moleza
Tem que ter tranquilidade
P
ra não viver na tristeza
Preste atenção esta história
Pra você alcançar vitória
E sempre ter boa sorte
E jamais u'a piração 
MOSTRE QUE TEM EDUCAÇÃO
QUANDO PEGAR SEU TRANSPORTE. 

Ao sair da residência
Direto para a parada
Vai precisar de prudência
E andar pela caada
Que é um lugar bem mais seguro
Pra um pedestre de futuro
Que não quer saber de morte
Ou qualquer atrapalhação
MOSTRE QUE TEM EDUCAÇÃO
QUANDO PEGAR SEU TRANSPORTE.

Para manter-se bem vivo
Sempre é bom ter o cuidado
Quando esperar o coletivo
Pra não ser atropelado
Nunca desça da calçada
Até ele dar parada
A caada é seu suporte
Em qualquer situação
MOSTRE QUE TEM EDUCAÇÃO
QUANDO PEGAR SEU TRANSPORTE.

(...)

De que vai adiantar
Você xingar o motorista
A coisa vai complicar
E nada assim se conquista
Motorista responsável 
Sabe que não é viável.
Porta berta para a morte
Quando é grande a lotação
MOSTRE QUE TEM EDUCAÇÃO
QUANDO PEGAR SEU TRANSPORTE.

Não atravesse correndo
Quando descer na parada
Toda pessoa apressada
Não sabe o que está fazendo
Por isso eu lhe recomendo
Nunca vá brincar
com a sorte 

O
vexame atrai a morte

Ande com muita atenção
MOSTRE QUE TEM EDUCAÇÃO
QUANDO PEGAR SEU TRANSPORTE.

Quando chegar ao destin
E for andar pela rua
Quer seja adulto ou menino
A EDUCAÇÃO continua
Atravesse pela faixa
Nela você encontra e acha
Mais firmeza e mais suporte
E pode exigir razão
MOSTRE QUE TEM EDUCAÇÃO
QUANDO PEGAR SEU TRANSPORTE.

FIM

Fortaleza / 2000


*******************************************************************************

Este material pode se transformar num excelente suporte para um projeto (ou Programa) de Educação para o trânsito em sua escola, Associação, ONG etc.
É com este kit que executamos um projeto de educação parao trânsito na Escola Madre Teresa de Calcutá (escola municipal, Fortaleza-CE).
==============================================================





TÍTULO DO PROGRAMA:

EDUCANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA O TRÂNSITO,
ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL.



1. JUSTIFICATIVA

O trânsito em Fortaleza está muito perigoso. Segundo as estatísticas do Órgão Municipal de Trânsito, morrem uma pessoa a cada 23 horas. O número de acidentes é crescente. A causa principal de tudo isso todos já conhecem. É a falta de educação para o trânsito. Todavia, implementar ações educativas, cursos de formação, atualizações, reciclagens em Centros de Formação de Condutores não vai adiantar tanta coisa. Os adultos já têm seus vícios no trânsito impregnados há bastante tempo que dificilmente sairão de sua prática.
A solução está na educação da criança, desde a pré-escola, conforme art. 76 do  Código de Trânsito Brasileiro (CTB). É psicologicamente provado que a idade melhor para investir na educação para um comportamento adequado é a da pré-escola, 3 anos. De zero aos 6 anos é que se forma a personalidade de uma pessoa.
Baseado nisso, pomos em prática este programa para desenvolver na criança e no adolescente de nossa escola, novos conhecimentos relativos ao trânsito, na lei e na prática.
A utilização da Literatura de Cordel, como recurso didático, possibilita o processo de aprendizagem. Facilitando a execução desta por se tratar de uma literatura popular com versos rimados e dotados de musicalidade. Características que atraem sobremaneira os educandos. A riqueza do universo da Literatura de Cordel desperta no educando novos interesses pela leitura, escrita e criatividades nas redações e nas artes. Passaram a utilizar, inclusive a Literatura de Cordel como argumento para peças teatrais, teatro de fantoches, entre outras atividades artísticas.
Portanto, o folheto de cordel tornou-se para o nosso alunado, um atrativo interessante no processo de ensino-aprendizagem. Pelos resultados, podemos afirmar que é um recurso bastante eficaz, uma vez que é criativo e artístico. Isto fascina a criança e o adolescente.


2. DESCRIÇÃO DA AÇÃO


·         Estudo em grupo dos folhetos de cordel, culminando com um recital de folhetos referente a um assunto (escolhido pelo grupo) dentro da temática do trânsito;

·         Participação dos estudantes de 3ª à 5ª série  da montagem e apresentação em teatro de fantoche, tendo como argumento a literatura de cordel;

·         Aula de campo em que cada série (jardim à 5ª série), sai junta para dar uma volta no quarteirão (“caminhada pelo quarteirão”).




·         Nesta caminhada, acontecem várias paradas para, por exemplo, atravessar sobre a faixa de pedestres,  travessia sem a faixa, esperar o ônibus no ponto de parada etc. Em cada parada as instruções de trânsito tendo com como fundamentação o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A literatura de cordel é utilizada como motivação e ilustração, recitando uma ou duas estrofes alusivas ao assunto da parada.

·         Exibição de filmes (DVDs) para todas as séries,  cujos assuntos mais tratados são os “pedestre”, “ciclista” como cidadão;  E ainda: O CTB e o pedestre; o CTB e o ciclista, o CTB e o motociclista, a criança no trânsito, entre outros. O cordel é colocado como recurso didático para ilustrar algum trecho do filme.

·         Participação na montagem e apresentação de uma simulação de um pequeno bairro no pátio da escola.  Na apresentação, houve alunos simulados de veículos, outros de motocicletas, pedestres. Alguns como guardas de trânsito, outros cuidando da sinalização (horizontal e vertical), do semáforo. Em algumas ocasiões, a literatura de cordel surge como motivação e argumento.


3.  DESCRIÇÃO DOS OBJETIVOS

  • Incentivar a criança e o adolescente a  valorizar a vida, agindo com cuidado com os outros e respeitado a Legislação de Trânsito;

  • Estimular e resgatar a memória da Literatura de Cordel, como canal de comunicação, através do qual a comunidade escolar receba ensinamentos importantes para a sua cidadania;

  • Criar, na escola e na comunidade, um comportamento adequado no trânsito, evitando acidentes e mortes;

  • Utilizar a Literatura de Cordel como recurso didático para o aprendizado dos alunos sobre o trânsito, onde diariamente eles têm que conviver;

  • Promover, na comunidade escolar, ações para a melhoria da segurança no trânsito, reduzindo o número de acidentes no bairro e na cidade.


4. FORMA DE EXECUÇÃO

  • Exibição de DVDs, transparência, contação de histórias, aulas expositivas;

  • Aula de campo (caminhada pelo quarteirão), onde os alunos vivenciam a situação concreta de trânsito, como travessia de pedestres, sinalizada ou não, os diversos tipos de sinalização etc.;

  • Montagem e apresentação de peças teatrais, pelos alunos da 3ª a 5ª série, que apresentam para os menores;

  • Montagem e apresentação de teatro de fantoche pelos alunos da 3ª a 5ª série, que apresentam para os menores;

  • Montagem e apresentação de aulas de trânsito com simulação de um mini-bairro no pátio;
  • Leitura e recitação, individual e coletivo, dos folhetos de cordel referentes à temática do trânsito;

  • O uso da literatura de cordel como argumento em cada forma de execução supramencionada;


5. RESULTADOS OBTIDOS

Após um ano de implementação de ações deste Programa, obtivemos entre os principais resultados, os abaixo relacionados:

·         Os alunos passaram a conhecer o Código de Trânsito Brasileiro, sobretudo os 69 artigos que de uma forma ou de outra se refere aos direitos e deveres dos pedestres. E ainda os referentes aos ciclistas e motociclistas.

·         Os alunos estão mudando de comportamento, quando saem da escola, ao atravessar a via pela faixa de pedestre, ao andar pela calçada etc.;

·         A utilização da literatura de cordel na execução das ações deste Programa fez a diferença. Os alunos passaram a se interessar mais pelas aulas, pelas atividades e se tornaram partícipes das ações.

·         Os alunos passaram a se interessar pela leitura de cordel, valorizando assim, uma literatura muito própria do nordeste brasileiro.

·         Os professores apostam na metodologia utilizada pelo professor responsável e estão sempre prontos para ajudar na execução das atividade

==========================================================
LEIA NOTÍCIA DO PRÊMIO VOLVO DE SEGURANÇA DE TRÂNSITO     2009/2010 QUE CONQUISTAMOS NESTE BLOG.
*********************************************************************************
 
 

2 comentários:

  1. Parabéns professor! Excelente trabalho. Nós educadores precisamos busccar estratégias que venha despertar o interesse do nosso alunado. A literatura de cordel é uma valiosíssima ferramenta pedagógica.
    Não sou cordelista, mas gosto de trabalhar com o crdel na sala de aula.Escrevo o cordel com o tema a ser trabalhado e isto facilita muita a aprendizagem dos alunos. Paarabéns! Prof. Pardal
    Reini Cardoso Ibipeba/Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mito obrigado Reini. Este blog estava desativado.9 anos depois tentando fazer outro blog, recuperei este. Muito bom receber de uma professora um incentivo. Bom trabalho pra vc. Pode usar esse material. e precisar de cordéis temos contatos a descrição do blog.

      Excluir