Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

Histórias infantis em cordel da poetisa Vânia Freitas


A HISTÓRIA DO CAPOTE QUE 
BOTOU A MORTE PRA CORRER
               Autora: Vânia Freitas

Minha vó Maria contava
História bem interessante
Sentada na sua poltrona
Sempre muito elegante
Falava de fada e bruxa
Com um brilho no seu semblante.

Lembro-me que certa vez
Lhe perguntei curiosa
Capote tem muito nome
Por que é ave famosa?
Com seu jeito doce e meigo
Lá ficou silenciosa.

Mas quando foi à tardinha
Chamou toda a “netarada”
Sentamos ao seu redor
Felizes lá na calçada
Ela então me respondeu
Sobre a tal ave pintada.

(...)

O melhor da minha infância
Eu vivi com minha vó
E nunca posso esquecer
Os contos e o pão de ló
Também ficou na memória
Histórias do cão cotó. 


Hoje quase não se vê
Ninguém sentar em calçada
Vovós contando histórias
Isso é coisa passada
Hoje a televisão é
A vovó da meninada.


Ver galinha caipira
Aves do nosso sertão
No poleiro a se aninhar
Isso não se vê mais não
A vida dá muito giros
Faz pirueta no chão.
Fim
Fort. 28-6-2006



 



Um comentário:

  1. amei.
    as crianças tem seu lugar na cultura brasileira
    e infelizmente estão perdendo espaço para uma cultura cada vez mais "adulta" com tantas músicas de duplo sentido

    Sueli Valeriano

    ResponderExcluir