Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de março de 2011

Emeif Madre Teresa de Calcutá é premiada no XVIII Prèmio Volvo de Segurança no Trânsito 2009/2010


XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito 2010/2011

Geral   
Fortaleza - CE
Vencedor regional – Nordeste

Escola Madre Tereza de Calcutá  

Educando Crianças e Adolescentes para o trânsito através da Literatura de Cordel


A utilização da literatura de Cordel como recurso didático, vem possibilitando a aprendizagem sobre segurança no trânsito na Escola Municipal Madre Teresa de Calcutá, em Fortaleza (CE). É o programa “Educando Crianças e Adolescentes para o Trânsito, através da Literatura de Cordel”, implantado por lá em 2006.
Segundo estatísticas do Órgão Municipal de Trânsito, em Fortaleza morre uma pessoa a cada 23 horas em acidentes de trânsito. 

A iniciativa é do vice-diretor da escola, que é professor de trânsito e poeta cordelista, Gerardo Carvalho Frota, ele viu nos versos rimados e dotados de musicalidade do  cordel, a forma ideal de atrair a atenção e passar ensinamentos sobre segurança no trânsito para as crianças do Ensino Fundamental I.
Os cordéis do professor Gerardo (Professor Pardal) são utilizados como recurso didático. Os títulos abrangem temas como “Seja educado no trânsito”, “No trânsito somos todos pedestres” e “Motorista seguro tem direção defensiva”.    
Como o trânsito é tema interdisciplinar, os professores das quatro disciplinas do curso, utilizam o recurso. Após adquirirem os ensinamentos referentes ao comportamento no trânsito em aulas teóricas, que contam ainda com a exibição de vídeos, os alunos saem, turma por turma, para vivenciar as situações reais do trânsito no entorno da escola.

Para complementar, os alunos, cujas idades variam entre 6 e 11 anos, são estimulados a criar histórias e tentam, dentro de suas possibilidades, reproduzi-las nos versos de cordel. No fim de cada bimestre, as crianças fazem apresentação no pátio da escola na presença dos pais. É um momento de muitas descobertas e quando muitos talentos são revelados. A escola atende 400 alunos. O professor Pardal lança um novo título de seus folhetos a cada ano na semana nacional do trânsito.

postado pelo poeta prof. Pardal em 23 de março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário